Tulipa no ELo7

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Pátina Vela

Queridos amigos,

Após uma semana de muito trabalho e muito calor arrumei um tempinho para aparecer aqui =D
nas minhas andanças pela internet consegui esse tutorial de Pátina Vela , espero que gostem!!!
Um excelente domingo de muito sol para todos nós!

Ah. Só para deixar registrado , as aulas de Pintura Country, Pintura em Cabaça , Pátinas e Restaurações,Reciclagens e E.V.A recomeçarão essa semana aqui no ateliê , que tiver interresse é só mandar um email para contatos que explico melhor os dias, horários e materias para cada módulo.

Pátina Vela

Essa pátina é excelente para aquele móvel velho e com um pouquinho de cupim que temos em casa :P


Material necessário

- Lixa número 220
- Palha de aço número zero
- Estopa
- Pincel número 2 e "
- 1 vela
- Látex branco PVA
- Tinta látex colorida PVA
- Verniz acrílico para concreto aparente
- Cera micro cristal ou incolor

Passo-a-Passo

Lixe toda a superfície do móvel para retirar a tinta anterior. Deixe bem liso. Tire o pó que ficou com um pano limpo. Passe duas demãos de látex branco, aguardando tempo de secagem entre as demãos. A seguir, esfregue a vela por toda a peça. Aplique a tinta látex colorida na cor que escolher para seu móvel, diluída em 20 por cento de água. Espere secar completamente. Passe a palha de aço por todo o móvel, retirando assim o excesso da tinta. No local onde foi passada a vela, a tinta colorida não se fixará. Pegue um chumaço de estopa, faça uma bolinha. Envolva a estopa num pedaço de pano, que pode ser de uma camiseta velha. Aplique o verniz acrílico para concreto aparente. Dilua o verniz em 20 por cento de água. Passe 2 demãos com intervalos de 30 minutos. Quando o verniz estiver totalmente seco aplique a cera incolor. Lustre com uma flanela e está pronto.


Abraços Carinhosos!

Larissa Guimarães

Um comentário:

  1. Prezada Larissa, tenho um móvel claro (acho que cerejeira), fosco e pretendo aventurar-me numa provenlçal, mas gostaria de saber a necessidade de passar seladora que é um produto que nunca usei. Será necessário mesmo? exatamente qual é a função da seladora? pode ser substituido? Posso passar somente o branco e retirar deixando as lascas na cor natural do móvel? vai ficar clarinho... Muito Grata pela atenção. Neiva.

    ResponderExcluir